quarta-feira, 2 de março de 2011

SALA DE VISITAS 1



quatro paredes. duas e duas. 
uma janela. fotografias.

na parede em frente
da outra que está diante,
há quatro fotografias:
do pai, da mãe, do casamento, e...

na outra parede em frente
dessa primeira que eu vi
há mais quatro fotografias: meninice,
juventude, a mais recente, e ...

nesta parede de lado
e que passou a ser frente,
existem quatro figuras em pose de distinção:
na escola, na farda que lhe dá forma,
de fato e gravata na primeira visita à capital, e... 

em frente desta parede
a que também chamo frente,
ao lado da janela que a inunda de luz,
recriam-se quatro imagens: do futuro,
um amanhã, com futuro...

... a estas se junta a imagem
reflectida no espelho atrás da porta
naquela quarta parede.

esta dança de imagens
nas paredes do meu peito...
quantas fotografias, tantas!..



Antes que me perguntem, direi: sou eu, João S Martins. 
Se querem saber mais de mim, escreverei: leiam-me nestas páginas ou em outras folhas soltas. Por essa razão, estou aqui! Deixei que primeiro as imagens falassem. Agora me apresento.


Arte é amar... daí este amor pela arte, nas fotografias, pinturas, esculturas, nos livros, poesia e prosa, por amor às mesmas e à arte dos criadores. Estou aqui por gosto, porque gosto, e quero partilhar com os visitantes. Benvindos à "sala de visitas".
Por aqui irão desfilando esculturas de meu pai, Eduardo Martins, o grande Mestre da arte da madeira e da música, da vida, a quem devo a paixão que me inspira e arrasta; depois, rendas da minha mãe Julieta, pinturas da minha esposa Ivone, arte vária dos meus filhos Carol, Carlos e João Pedro. Brevemente será alargada a "Sala de visitas" onde os amigos poderão entrar a qualquer hora e partilhar... Nas horas "roubadas ao sono" incluirei alguns dos meus textos e poemas, fotografias, esculturas, pintura, qualquer que seja o campo a que a arte me leve. Assim sendo, os textos ou imagens não referenciados são da minha autoria. Não para falar de mim ou da minha aprendizagem da arte. Pelo amor que lhes dedico, respondo!
Guardar um tesouso não é escondê-lo mas divulgá-lo, partilhá-lo. Esta será a melhor forma, salvo opinião contrária, de preservar a arte. Nestes"museus" vivos que a tecnologia nos oferece. O menos valorizado de hoje poderá ser o tesouro de amanhã. O meu, o vosso!

Disponível como sempre, poderei ser contactado pelo e-mail: joaomartins54@aol.com

Entrem! A porta está aberta...

2 comentários:

  1. Muito bonito...parabens pelo blog!! A foto traz saudades de New Hampshire..teremos que fazer ferias la outra vez !!

    ResponderEliminar
  2. Eloquente simplicidade, tranquila maneira de comunicar a imensidão de vibrantes sentimentos.
    Um forte abraço,
    Sérgio
    PS: Cheguei ao blogue por acaso... e em boa hora isso'aconteceu'!

    ResponderEliminar