domingo, 29 de julho de 2012

quando menino eu lia e ...


talvez gostasse  de ter sido carpinteiro
de outros artefactos mesas cadeiras
móveis camas braseiras de aquecer
arcas de guardar outros valores.
sonhei esse gosto antigo de recortar
e desenhar figuras e mãos...                 (elas outra vez)
que me acariciassem que eu faria
polidas e coloridas tal como as palavras
que recortava cortava em duas
e colava juntava e dava
sentidos novos sentidos possíveis
com a mesma destreza
com que meu pai usava a plaina
ou a lixa para as tornar mais belas
tábuas mesas mãos palavras

gostaria de ter o dom dos artesões
carpinteiro costureiro pintor
de madeira panos papéis
que por enquanto são feitos
quase somente de palavras
as que tu me dás
as que eu embalo acaricio costuro e
uma vez mais  lisas e brilhantes
verto e devolvo.

quisera ser madeira
       tinta risco pano e som


In: "quando menino eu lia...", João S Martins, inédito

Sem comentários:

Enviar um comentário