quinta-feira, 11 de outubro de 2012

quando menino eu lia ...


livros das perguntas foram tantos
livros das respostas escreverei

escrevia menino com vírgulas e pontos
assim me ensinou a velha mestra
com letras bordadas umas bem maiores
que outras. só mais tarde aprendi
que todas as letras são irmãs iguais
como nos livros que eu lerei ou
na música de um músico de vidro
clássico ou mínimo lhe chamam
e dá corpo grande ao som
à alma das ondas hertezianas.

não havia sombras nem fantasmas nas folhas
dos livros nos rios da minha infância
repletos de alegrias que as fantasias dos livros
prolongavam os dias e as noites fora
na infância da minha aldeia
em que soldados e vaqueiros se juntavam
aos príncipes e gatos e na mesma página
lutavam e quando eu adormecia
bebiam todos do mesmo copo
antes de junto a mim se anicharem.

In: "quando menino eu lia...", João S Martins, inédito

Sem comentários:

Enviar um comentário