terça-feira, 25 de setembro de 2012

quando menino eu lia...


do outro  lado da margem
do rio da grande cidade me pergunto
se algum dia será dia em que o livro
irá falar e perguntar: terminaste?
estarei pronto?
há um  percurso desde o dia menino
em que menino eu lia livros
de menino com palavras
de menino que falava
felicidades e falas de menino
olhar para trás ou mais além
pode ser opção ou tentação
de saborear a viagem e as palavras
...
e depois?
voltar a tempo de menino
livro
de menino grande e do livro
grande
e soltá-lo como quem solta
um filho
ao mundo depois de tanto rodar
nos braços ou nas folhas
assim farás de mim poeta aprendiz
diz o livro ao rasgar os pedaços
das palavras antigas sempre novas
e daí quem sabe
tudo poderá ser novamente novo
palavras livros e meninos
na cidade cujo nome será apenas
"cidade de meninos apenas meninos"
de homens sempre meninos...
                                                
                                                   In: "quando menino eu lia...", João S Martins, inédito

Sem comentários:

Enviar um comentário