quarta-feira, 27 de julho de 2011

livro - Quando toda a Esperança é Azul

 
Nas verdes algas semeaste o sonho e a juventude; ao longe, ou talvez perto, poderás encontrar a força que te move no amarelo do sol, no branco de mal-me-quer, e (desaponta) desponta no vermelho do fogo que te invade as veias, aquece ou queima; até na resistência ao roxo do desespero será possível encontrar

... a esperança que à minha frente,
na areia à beira-mar plantada,
vejo na imensidão do azul
que me fita e me confronta,
me afronta com tanta imensidão,
ao mesmo tempo que se rasga diante de mim,
luz de cometa ou estrela guia,
desbravando a noite e a distância,
deixando ver aqui um novo azul,
mais além um outro azul, outro e outro ainda,
todos eles pintados da esperança que navega,
voa e caminha ao ritmo de uma bateira
ou no rasgo das ondas do moliceiro; 
e haverá sempre uma estrela
da manhã ou do norte, um outro norte
apenas meu e do meu sonho
... azul da côr da distância e da minha esperança

In: "Quando toda a Esperança é Azul" - Felicidade Almeida / João S Martins, 2009


     Uma história de emigração, uma viagem e uma vida, da Torreira a Nova York, a viagem de uma vida, relatada na primeira pessoa por quem a viveu - Felicidade Almeida - e que, ao sonho de ir para a "América", juntou, dezenas de anos depois, em 2009, um outro sonho: o de publicar um livro com a sua história. 
     Durante anos a ajudei a dar vida a este projecto. Foi uma experiência única, pela riqueza que me touxe, ajudando-me a conhecer e a entender a vida da emigração para os Estados Unidos nas décadas de 50 e 60, a vida na América. Os mesmos desejos, vivências similares, o mesmo e grande sonho! 
     De qualquer cor, mas sempre da cor da esperança!...
 

1 comentário:

  1. É um livro bem simples, com uma leitura leve, narra a história real de uma emigrante nos Estados Unidos, que é de facto uma experiência única.

    Adorei ler este livro, porque de alguma forma o senti...

    A necessidade de aprender a nos maravilhar com a diversidade que aqui existe e a nos reconhecer num país tão diferente e tão distante do nosso, abrindo os nossos olhos e ouvidos sem restrições e sem julgamentos e deixar que as inúmeras experiências ressoem tranquilidade em nós, encantem nosso coração e enriqueçam o nosso ser...

    Obrigado

    Elisabetth Faustino

    elisabetthfaustino@yahoo.com

    ResponderEliminar